O que é comunidade quando todo mundo está isolado?

Autoria: Carter Gibson (Internal Community Programs Lead) e Max Saltonstall (Cloud Developer Storyteller) - Google. Tradução: Emidia Felipe; Revisão: Anne Durey - co-hosts Recife CMX Connect. Crédito da imagem: pch.vector - www.freepik.com. Artigo original em inglês: What is ‘community’ when everyone is isolated?

O que significa comunidade em meio a uma crise que isolou todos nós tão profundamente um dos outros? O que acontece com a cultura de uma empresa quando uma comunidade presencial não está lá para dar apoio?

É isto o que o Google — já conhecido por sua cultura rica e aberta e por seus espaços de trabalho criativos que permitem milhares de conexões — teve que perguntar-se durante a pandemia. Nós não precisamos te dizer que a interação on-line tornou-se a principal forma de comunicação profissional na era do Covid19. Empregados de empresas ao redor do mundo têm enfrentado um período sem precedentes de isolamento de seus pares, com quem eles costumavam papear nos corredores, almoçar nas copas dos escritórios ou fazer brainstormings em quadros brancos de verdade.

Antes do home office, a Google se propôs a construir espaços de comunidade on-line mais seguros, mais inclusivos e mais centrados no usuário, através dos nossos quadros de mensagens on-line, fóruns e plataformas internos. Em nossa experiência de trabalho remoto, logo testemunhamos como esta visão, que criou melhores espaços online de comunidade, foi a chave para preservar — e avançar — a cultura da Google.

Comunidades Online

Nos últimos dois anos, a Google priorizou investimentos internos em seus quadros de mensagens, grupos de discussão e em endereços de e-mails focados em comunidade. Com tantas perspectivas a considerar — e com uma ampla distribuição de mailings lists — as lideranças da Google perceberam a necessidade de esforço e cuidado extras para manter nossas conversas produtivas, acolhedoras e inclusivas. À medida que a empresa se expandia para mais de 100 mil funcionários, nos preparamos para a possibilidade emergente de as conexões darem errado, o que poderia nos separar, em vez de unir nossa diversa mão de obra. Para conseguir fazer esse trabalho, a Google lançou guidelines globais de comunidade e criou o primeiro time de Gestão de Comunidade Interna do setor. Se por um lado comunidades on-line nunca vão substituir a interação do "mundo real", não poderíamos ter imaginado que uma pandemia poderia fazer com que esses espaços on-line fossem os principais meios de conexão com impactos a longo prazo, à medida que o trabalho remoto torna-se cada vez mais presente e permanentemente comum.

O investimento inicial da Google em gestão de comunidades ajudou a facilitar a transição abrupta para o trabalho remoto. Com padrões e um time de Gestão de Comunidade Interna dedicado, nós começamos a trabalhar de casa com uma expectativa clara e compartilhada de que a Google iria reagir rapidamente a qualquer discussão on-line que fizessem os "Googlers" (funcionários) não sentirem-se acolhidos no trabalho, ao mesmo tempo em que amplificamos vozes positivas em nossas muitas comunidades. Historicamente, espaços on-line sempre tiveram um papel suplementar nas comunidades Google da "vida real". Tratar nossas comunidades digitais com a seriedade e comprometimento que elas mereciam nos preparou para a onda repentina de engajamento e criou uma experiência indispensável para nossos empregados. Por exemplo, depois que pedimos a criadores de comunidades baseadas em mailing lists para atuarem como moderadores (o que significa que eles publicaram e reforçaram seus estatutos), os Googlers reagiram positivamente. Aqueles que viram seus moderadores voluntários agirem foram 3,5 vezes mais propensos a dizer que a moderação teve um impacto positivo na sua experiência na Google (em comparação com os Googlers que não viram seus moderadores agirem).

Propósito e respeito

Independente de ser on-line ou presencial, comunidades são formadas por meio de um propósito compartilhado e respeito mútuo. Todos que são parte da comunidade têm responsabilidade de abrigar experiências incríveis para seus membros. Gestores de comunidades trabalham para incutir o senso de responsabilidade compartilhada que permite a uma organização escalar a cultura de maneiras positivas.

Ao olhar para o futuro, nós planejamos expandir o trabalho que fizemos pré-Covid por meio do home office e além. A Google vai continuar aplicando nas comunidades e conversas internas as melhores práticas de gestão de comunidade externa, enquanto empodera Googlers a desempenharem um papel ativo de manter suas comunidades on-line gratificantes.

Ao longo dos próximos meses, nós vamos compartilhar mais sobre o que estamos fazendo para abrigar comunidades internas saudáveis e suas discussões; como fazemos isso e por que nós acreditamos que isso é importante. Para começar a usar técnicas de comunidade em sua empresa, primeiro faça um balanço das comunidades que seu ambiente de trabalho oferece. Considere e defina o propósito desses espaços para iniciar conversas produtivas com administradores das comunidades internas da sua empresa. 

Neste link, você encontra um formulário simples para ajudar a começar.

Reflita sobre como você se conecta atualmente e nós vamos voltar em breve com mais.