Mais de 700 community managers indicam quais as 10 chaves para construir uma comunidade de sucesso

“O que encontramos é realmente emocionante. O setor de comunidade está amadurecendo. A comunidade está se tornando mais departamento proeminente e independente dentro das organizações”, diz o David Spinks, fundador da CMX, no relatório CMX Community Industry Report 2022.


O relatório é baseado em respostas de 778 profissionais da comunidade, que completaram uma pesquisa online em dezembro de 2021 e janeiro de 2022.


Baseando-se nesses números, a CMX elencou uma lista com as 10 chaves para construir comunidades de sucesso:

1) Dedique pelo menos um gerente de comunidade em tempo integral.

2) Forneça uma variedade de caminhos para os membros da comunidade contribuírem.

3) Recompense proativamente os membros da sua comunidade por contribuir.

4) Desenvolva programas de defesa do cliente e conselhos consultivos do cliente.

5) Organize grandes eventos (de mais de 100 pessoas) para energizar sua comunidade.

6) Dimensione seus eventos com uma mistura de líderes de comunidade e colaboradores internos.

7) Crie uma função de operações da comunidade em sua equipe.

8) Defina metas específicas relacionadas à diversidade, equidade e inclusão.

9) Envie uma pesquisa regular de saúde da comunidade pelo menos uma vez por ano.

10) Faça da comunidade um setor dedicado em sua empresa.




Mais destaques do relatório

Segundo a análise, as equipes da comunidade estão crescendo em tamanho e tornando-se mais especializadas, com maior foco em funções como operações, design e eventos. E a esmagadora maioria das empresas relata que está aumentando seus investimento na comunidade em 2022.


Por outro lado, os profissionais da comunidade ainda têm alguns desafios sérios pela frente. Medição e provar o valor da comunidade é um desafio que continua a atormentar as equipes da comunidade.


“Enquanto estamos vendo o surgimento de novas tecnologias para apoiar as operações da comunidade, muito do trabalho que as equipes da comunidade fazem é manual e difícil de escalar. Apesar do crescimento do investimento, as equipes da comunidade ainda relatam estar subfinanciadas e sem o número de funcionários necessário.”, informa o documento.


Veja o que mostram alguns dos números do CMX Community Industry Report 2022:


1) A gestão de comunidades está passando de um setor em crescimento para uma setor maduro.
22% relatam ter um departamento de comunidades dedicado, acima dos 15% do ano passado. As funções da comunidade também estão se tornando mais especializadas, com 35% das equipes com pelo menos uma pessoa focada em tempo integral nas Operações da Comunidade.


2) As organizações acreditam no valor da comunidade, mas continuam lutando para medir esse valor.
87% concordam que a comunidade é fundamental para a missão da empresa e 79% acreditam que a comunidade teve um impacto positivo nos objetivos de sua organização. Mas apenas 10% dizem que podem quantificar financeiramente o valor de sua comunidade e apenas um terço pode conectar seus dados de comunidade aos dados de seus clientes.


3) O mercado de software de comunidades é um oceano azul, sem vencedores claros (ainda).
90% dos programas de comunidade incluem um fórum/quadro de mensagens online. No entanto, a gama de ferramentas utilizadas para acolher as comunidades é vasta. As plataformas mais comuns que as empresas usam para hospedar suas comunidades online são ferramentas gratuitas como Slack, Facebook e Discord, mas as plataformas com as quais estão mais satisfeitas são ferramentas de marca branca como Khoros, Discourse e Discord.


4) O presencial está voltando e o virtual veio para ficar.
29% das comunidades organizaram um evento presencial em 2021, apesar do surto de COVID-19. 90% dos que organizam eventos para sua comunidade relatam realizar eventos virtuais em 2021. 72% deles planejam oferecer o mesmo número ou mais eventos virtuais em 2022. Quase 4 em cada 5 profissionais da comunidade que não organizaram eventos híbridos presenciais ainda planejam fazê-lo quando for seguro encontrar-se.


5) Os eventos liderados pela comunidade estão ganhando popularidade
44% daqueles que organizam eventos relatam que alguns ou todos os seus eventos são liderados pela comunidade (organizados por membros). 25% daqueles que têm eventos liderados pela comunidade os iniciaram no ano passado. Daqueles que ainda não estão realizando eventos liderados pela comunidade, 49% planejam fazê-lo no próximo ano.

6) As comunidades estão cautelosamente mergulhando os pés na Web 3.0
15% das comunidades estão trabalhando ativamente em projetos focados na Web 3.0 e outros 17% estão considerando isso. Organizações autônomas descentralizadas (DAOs) são a forma mais comum de projeto Web 3.0 em que as equipes da comunidade estão trabalhando.


7) Os programas de comunidade estão cada vez mais focados em impulsionar o crescimento
19% dos programas de comunidades estão focados na aquisição como seu principal objetivo, acima dos 13% do ano passado. O suporte ao cliente e o sucesso continuam sendo os objetivos mais populares, mas o suporte ao cliente diminuiu ligeiramente de 26% no ano passado para 24% este ano. Isso representa uma mudança na forma como as empresas estão pensando sobre o valor e o foco da comunidade.


Baixe aqui o relatório completo.